30/09/2019 16:37:00

Conheça alguns hábitos importantes para manter seu cachorro saudável!

Os cuidados com o pet servem para evitar que eles peguem alguma doença e para facilitar na adaptação...

Ter um cachorro em casa é uma grande responsabilidade. Nós assumimos os papéis de pais e mães, e somos os responsáveis pela saúde e bem-estar do animal. Para que nossos companheiros tenham tudo o que precisam, pesquisamos muito, seja para saber quantas horas um cachorro dorme, até a melhor alimentação para o pet.


Afinal, queremos ver nossos animais bem dispostos para desfrutarmos de sua companhia. Para te ajudar a cuidar melhor do seu pet, vamos falar neste texto sobre alguns hábitos importantes que mantêm seu cachorro saudável.

Importância dos cuidados com os cães

Os cuidados servem para evitar que os animais peguem alguma doença e para facilitar a adaptação do pet a um novo local. Como dissemos acima, assumimos uma grande responsabilidade ao adotar um cão.

Por isso, não levar seu amiguinho para tomar as vacinas ou não se preocupar em comprar uma casa para ele dormir, entre outros detalhes, pode trazer riscos sérios à saúde do animal, o que é bastante preocupante.

Mas os cuidados para uma vida saudável não se resumem apenas ao cuidado com a saúde do cachorro, é preciso também alimentá-lo bem, tirar um tempo para fazer exercícios e brincar com ele, e colocá-lo em um ambiente tranquilo onde possa ser amado por todos.

Quais são os hábitos necessários para deixar seu cachorro saudável?
Acima, falamos sobre a importância de ter bons hábitos e tomar certos cuidados com o seu animal para que ele possa crescer com saúde e ser um companheiro fiel para você e sua família. Agora, vamos mostrar quais são os hábitos necessários para manter seu cachorro sempre saudável. Confira:

Vacinação em dia
Um cão precisa estar com todas as vacinas em dia para garantir a imunidade contra muitas doenças caninas. Essa é uma maneira de prevenir que seu cão adoeça, e permitir que ele possa ter contato com outros animais e visitar novos lugares sem ter problemas posteriores.

Leve o cão ao veterinário regularmente
O veterinário é um especialista na saúde de pets, por isso é importantíssimo que você leve o seu cão até ele com frequência. O mais recomendado é marcar consultas de três em três meses ou, no máximo, de seis em seis meses, mesmo que o cachorro não demonstre nenhum sintoma de doença.

E claro, sempre que o seu cão se mostrar indisposto ou apresentar sintomas de alguma problema, o ideal é que você corra para o veterinário. Assim, o animal pode ser diagnosticado rapidamente e tratar alguma possível enfermidade.

Exercícios e banho de sol
É muito importante levar seu cão para passear todos os dias, ou pelo menos algumas vezes na semana. Isso é essencial para a saúde do animal, sendo importante para a pele, os pelos e os ossos.

O mais recomendado é que você dê algumas voltas com seu cão logo no início da manhã ou no fim da tarde. Evite o horário entre 10h e 16h, quando geralmente o sol está mais forte.

Brinque com seu cão diariamente
Os cães são animais muito companheiros. Dependendo da raça, eles buscam estar sempre perto de nós. Por isso, mesmo que você tenha pouco tempo devido à correria do dia a dia, sempre deixe um espaço para brincar com seu pet.

A brincadeira é importante para o animal, que precisa estar em contato com as pessoas da casa. Outra boa ideia é comprar brinquedinhos interativos para que o animal possa ter uma distração durante o dia e se divirta sozinho.

Faça com que seu cão conheça outros animais
A socialização é muito importante para os cachorros. Além de conviver com os familiares da casa, o cão precisa ter contato com animais da sua espécie, principalmente se ele for o único animal de estimação do recinto.

Separe um tempo para levar o cão durante a semana para brincar com outros animais. Se você tiver amigos que também tenham pets, combine com eles um horário em que todos possam estar presentes para levar seus animais a um lugar aberto, como um parque, por exemplo.

Assim, os cachorros podem brincar com outros animais de sua espécie, evitando que se sintam muito solitários por ficarem presos em casa.

Os hábitos que listamos acima são bem fáceis de serem implementados no seu dia a dia. Ao adotar um cão, você assume uma responsabilidade e deve cumpri-la. Com os cuidados necessários, o seu pet estará sempre bem, livre de qualquer doença, e será um animal fiel e companheiro a você e a toda a sua família.

Fonte: https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/saude/2019/09/27/NWS,117495,70,613,NOTICIAS,2190-CONHECA-ALGUNS-HABITOS-IMPORTANTES-PARA-MANTER-SEU-CACHORRO-SAUDAVEL.aspx